sábado, 12 de maio de 2012

Momento de reflexão – Questão final do curso
Por  Claudia Bertasso

Todo processo de aprendizagem é válido. Procuro, sempre, estar buscando e aplicando coisas novas nas minhas aulas. Fazer o curso me proporcionou refletir e aprender novas práticas pedagógicas contemplando a leitura e escrita. Diferença entre alfabetização e letramento, foi, para mim, uma novidade.  Um processo importante pelo qual, educadores e educando estão vivendo. Com o advento da internet estamos vivenciando um novo processo da linguagem onde nós professores somos imigrantes digitais e temos que buscar recursos para nos adequarmos e adequarmos o nosso método de trabalho a essa realidade. Cursos como esse são fundamentais para a troca de experiência e a vivencia de /com outros profissionais em diferentes rincões do estado. Construir o blog foi muito produtivo e poder colocar ali nossas experiências onde todos teriam acesso e poderiam elogiar criticar, ajudar, opinar... Foi gratificante. Não sabia montar blogs, estudei e agora não quero deixar de lado, quero alimentá-lo com novos relatos de experiência. Acho que o mais difícil foi, para mim, uma profissional da área de exatas estar sob os holofotes dos professores de língua portuguesa, temos a mesma paixão pela língua, mas na hora de escrever não tenho a mesma lapidação .Trabalhar em equipe foi e é um processo muito natural, uma vez que minha proposta de trabalho  em Física é o Ensino Cooperativo, minhas aulas são todas em grupos. Sempre estimulei o trabalho em equipe. Durante o curso, montei um projeto de leitura em uma das escolas que trabalho – O momento de Leitura. 15 minutos semanais que os alunos tiram para ler um livro de sua preferência, no final do curso o projeto estará completando um mês, um mês e muito bem sucedido, os alunos adoram e participam muito. Ensiná-los a gostar da leitura esse é o objetivo. Desafios são importantes, temos que lembrar que tudo o que fazemos, fazemos para nós mesmos. Sempre vamos encontrar dificuldades, eu procuro saná-las, enfrentando, perguntando e pesquisando. Espero que tenha outros cursos como este para que eu possa me aprofundar mais na questão da leitura e escrita no universo digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário